Portago
A expressão Jet Set foi criada na década de 50 por um colunista americano
para denominar os ricaços que podiam viajar a bordo de um avião a jato.
Se você pertencesse a essa casta privilegiada da época, provavelmente teria
muitos nobres entre seus conhecidos.
Com certeza, Alfonso Antonio Vicente Eduardo Angel Blas Francisco de Borja
Cabeza de Vaca y Leighton seria um deles.
O espanhol Alfonso de Portago (neto do rei Alfonso XIII), além de milionário,
possuía o título de Marquês.
Era também um aventureiro.
Chegou a ganhar uma aposta com seus amigos depois de passar com um avião
por debaixo de uma ponte.
Acredite!
Tinha apenas 17 anos.
Um bon vivant que passava pelas alfândegas dos aeroportos exibindo seu passaporte diplomático.
Sem bagagem.
Somente com uma escova de dentes no bolso...
Era atleta.
Participou da Olimpíada de inverno de 1956.
E gostava também das corridas de automóvel.
Da adrenalina da coisa.
Sabe essa história de pilotos que pagam pra correr na Fórmula 1?
Foi assim que Portago entrou na categoria.
Teve como companheiros Peter Collins e Juan Manuel Fangio ao ser acolhido
pela Ferrari em 1956.
Participou das últimas quatro etapas daquela temporada.
Chegou até a beliscar um segundo lugar em Silverstone.
O cara não aliviava.
Não tinha pena do equipamento.
A máquina sofria.
Era um destruidor de freios, embreagens e transmissões.
O rei do carro reserva.
Isso confunde os pesquisadores.
Tipo eu.
Pois nas fotos aparece na mesma corrida com dois números diferentes.
Sua morte em 1957 foi um divisor de águas.
Durante a tradicional Mille Miglia daquele ano, Portago participou defendendo
a Scuderia do Commendatore.
Numa das passagens pelo box, Alfonso desceu do carro, foi até a cerca e beijou
sua namorada Linda Christian.
Ao retornar, ouviu da boca do próprio Enzo a ordem que seus carros deveriam
manter as posições.
Mas Alfonso sonhava em se tornar piloto titular da equipe.
E não obedeceu ao comando.
Resolveu arriscar para ganhar tempo.
Como fazem os jovens.
Para surpresa de todos, não trocou os pneus.
O dianteiro esquerdo explodiu faltando quatro quilômetros para a chegada.
Seu destino estava selado.
Ele, seu co-piloto e mais dez espectadores morreram.
Cinco eram crianças.
Terror.
O corpo do piloto marquês foi encontrado dividido ao meio embaixo da Ferrari.
Foi a última Mille Miglia.
O acidente fez o governo italiano proibir qualquer corrida em estrada.
Portago colocou fim em sua vida.
E uma pedra sobre toda uma Era do Automobilismo.
0 Response to "Portago"
Posting Komentar